+
Notícias  |  Postado em: 12 jan 2021

Para o reconhecimento da causa de aumento, deve ser constatada a efetiva intenção de comercialização da droga no interior de transporte público

Segundo o Ministro Relator Rogerio Schietti Cruz, no julgamento do AgRg no REsp nº 1.379.010/MS, se a droga transportada está escondida no interior de um bote inflável levado no bagageiro do ônibus, não deve incidir a causa especial de aumento de pena prevista no art. 40, inciso III, da Lei Federal nº 11.343/2006, já que está deve ser…

Leia mais
+
Artigos  |  Postado em: 5 jan 2021

Para a conversão, de ofício, da prisão em flagrante em prisão preventiva, o juiz deve fundamentar concretamente a decisão

Segundo o Ministro Relator Antonio Saldanha Palheiro, no julgamento do RHC 132.541/GO, em 06 de dezembro de 2020, é possível a conversão de ofício, pelo magistrado, a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, desde que concretamente fundamentada: PROCESSUAL PENAL. RECURSO EM HABEAS CORPUS. FURTO QUALIFICADO. PRISÃO EM…

Leia mais
+
Artigos  |  Postado em: 22 dez 2020

Para o STJ, em sendo o réu primário, a apreensão de pouca quantidade de cocaína e crack não autoriza a decretação da prisão preventiva

Segundo o Ministro Relator Antonio Saldanha Palheiro, no julgamento do RHC 136.925/SP, em 07 de dezembro de 2020, tratando-se da suposta prática do crime de tráfico de drogas, ou seja, sem violência ou grave ameaça, e da apreensão de pouca quantidade de drogas (13 gramas de cocaína e 43 gramas de crack), praticado por réu primário, é…

Leia mais
+
Artigos  |  Postado em: 21 dez 2020

STJ: a apreensão de pouca quantidade de droga não é circunstância suficiente para autorizar a decretação da prisão preventiva como garantia da ordem pública

Segundo o Ministro Relator Antonio Saldanha Palheiro, no julgamento do Habeas Corpus nº 621.937/SP, em 07 de dezembro de 2.020, a liberdade do indivíduo deve ser a regra, só podendo a prisão preventiva ser decretada quando comprovada concretamente a existência do periculum libertatis, mesmo do caso de apreensão de 67 gramas de…

Leia mais
+
Notícias  |  Postado em: 17 dez 2020

Prescrição em processo suspenso deve ser limitada à pena máxima prevista para o crime

Fonte: STF. Acessado em 17/12/2020. Segundo o relator, ministro Edson Fachin, o texto constitucional, como regra geral, não assegurou ao Estado o direito de punir um indivíduo ou de executar a pena eternamente. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, nos casos de inatividade processual decorrente de citação por edital,…

Leia mais
+
Notícias  |  Postado em: 8 dez 2020

Proposta aumenta penas para crimes cibernéticos

Fonte: Câmara. Acessado em 08/12/2020. O Projeto de Lei 5265/20 aumenta as penas previstas no Código Penal para crimes cibernéticos pro fraude e invasão a dispositivo informático. Pela proposta, a ação com intuito de obter, adulterar ou destruir dados ou informações ou instalar vulnerabilidade resulta em pena de reclusão de dois a…

Leia mais
+
Notícias  |  Postado em: 1 dez 2020

Supremo inicia julgamento sobre prescrição do crime de injúria racial

Fonte: STF. Acessado em 01/12/2020. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, na tarde desta quinta-feira (26), o Habeas Corpus (HC) 154248, em que uma mulher busca o reconhecimento da prescrição do crime de injúria racial a que foi condenada. Na sessão de hoje, foram apresentadas as sustentações orais e o voto do…

Leia mais
+
Notícias  |  Postado em: 25 nov 2020

Audiência de custódia poderá ser feita por videoconferência na pandemia

Fonte: CNJ. Acessado em 25/11/2020. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, na 322ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (24/11), resolução que trata da realização de audiências de custódia por videoconferência quando não for possível a realização, em 24 horas, de forma presencial, enquanto durar a pandemia do…

Leia mais
+
Artigos  |  Postado em: 17 nov 2020

Vazou um nudes meu na internet. O que devo fazer?

Saiba quais são os procedimentos administrativos e judiciais em caso de vazamento de fotos e/ou vídeos íntimos Nos dias de hoje, é cada vez mais comum que uma pessoa tenha foto(s) e/ou vídeo(s) vazados na internet, após o material ser enviado a uma pessoa de sua confiança. Os danos causados para a imagem vítima podem ser…

Leia mais
+
Notícias  |  Postado em: 10 nov 2020

Ministro garante prisão domiciliar a avó responsável pela guarda de netos menores

Fonte: STF. Acessado em 10/11/2020. A medida é admitida quando acusado ou o réu for imprescindível aos cuidados especiais de pessoa menor de seis anos de idade ou com deficiência. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes deferiu Habeas Corpus (HC 192800) para conceder prisão domiciliar a uma avó de duas crianças…

Leia mais